segunda-feira, 13 de agosto de 2012

E AGORA, PASSEI NO VESTIBULAR?

Benedito Carvalho Filho
Março/2011

Aos alunos e professores que estão chegando agora na UFAM, nossas boas vindas neste semestre que iniciou em fevereiro de 2012.
O começo de ano sempre desperta a sensação de estar vivendo uma nova etapa da vida, principalmente para os alunos que estão chegando agora, os que foram selecionados no vestibular ou vieram transferidos de outras instituições de ensino.
 As expectativas são grandes. Afinal é um novo ambiente, onde serão estabelecidos novos vínculos, novas amizades e novas formas de aprender. Sim, porque estar na universidade é uma etapa muito diferente da rotina das escolas onde passaram uma boa parte de suas infâncias e adolescências. 
A vivência universitária é, como poderíamos dizer, um outro mundo, que exigirá de todos novas posturas e novos comportamentos e uma maior responsabilidade.
Não esperem, por exemplo, que tudo seja feito pelo professor, o prato feito, como se diz.
Uma palavra-chave para quem estuda numa universidade chama-se autonomia e isso significa, segundo o dicionário do Aurélio, a capacidade de se governar por si mesmo, de se auto-organizar, se autoconduzir. Quem não estiver preparado para pôr em prática isso terá dificuldade para levar em frente à vida na universidade.
 Muitos estranharão a vida na universidade. O professor e a professora não estarão nas salas de aula para vigiar (e punir, como diria Foucault) o comportamento das pessoas, para tratar seus alunos e alunas como se fossem crianças que, durante uma fase de suas vidas, precisavam da disciplina que, muitas vezes, foi rígida ou liberal demais. Aqui vocês terão que administrar seus conhecimentos, adquirir hábitos de leituras, de pesquisa, sob a orientação dos mestres.
A universidade é o lugar da busca do saber e o início da preparação para a vida profissional. Isso significa paixão e empenho, pois o trabalho intelectual é como um artesanato, que se faz com inteligência e coração e se tece aos poucos, quando os alunos realmente se identificam e se apaixonam por aquilo que estão estudando Por isso,  se diz:

Aluno sem motivação, que está na sala de aula sem os ingredientes citados acima, é um convite para desestimular o professor e a professora, tornando o ambiente tedioso, burocrático, onde reina o silêncio, a apatia e a falta de criatividade.

 Na universidade, as aulas que o professor e a professora ministram são como uns aperitivos. Se formos usar uma imagem para dizer isso de outra forma, diríamos que 80% das aulas depende da motivação e do interesse da turma.
Mas a universidade é mais do que o ambiente da sala de aula. É o lugar da liberdade, da crítica, da criatividade, da irreverência e do exercício da cidadania. É o lugar das amizades, dos novos amores, do aprendizado e da participação. Não é o espaço por onde vocês passam e ficam indiferentes, mas é uma comunidade política, no sentido mais amplo da palavra. Da micro e da macro política no seu sentido original, o que não se limita somente à vida partidária. 
Aqui estão presentes e se refletem os diversos problemas da sociedade com todas as suas contradições, como as questões relacionadas ao poder, às desigualdades sociais, à ciência e à tecnologia, enfim, os problemas de nosso país, de nossa região e do mundo inteiro. Viver a vida universitária nos leva a perceber a realidade de forma mais crítica, respeitando as diferenças e vencendo os preconceitos.
É com esse espírito que esse pequeno jornal, a que chamamos CATARSE, deseja a todos um bom início de semestre.  
Trata-se de um jornal cuja iniciativa nasceu de um professor e de alguns alunos que se mostraram interessados. Sua pretensão é criar um instrumento de comunicação aqui na comunidade acadêmica.
Não recebe da instituição nenhum tipo de subvenção, nem faz parte de nenhum grupo organizado e, por isso, é produzido de forma simples, usando os recursos do computador.
A impressão é subsidiada pelo professor que assina esse editorial e tem a esperança de que outros colegas, alunos e todos os interessados, venham somar esforços para levar à frente esse projeto e tornar esse projeto mais consistente e duradouro, pois ele foi criado para dinamizar a comunicação na comunidade universitária e, ao mesmo tempo, servir como uma espécie de laboratório onde alunos e professores exercitem a prática da escrita, um ingrediente necessário e imprescindível para quem se dedica à vida na academia. Por isso, estamos abertos à colaboração dos colegas e alunos, com seus artigos, poesias, comentários para a redação. Serão bem vindos.

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